Um dia no seminário
Rotina no Seminário
06:00
Levantar
Quando o alarme soa nos corredores do seminário, são 6 da manhã e cada seminarista tem 25 minutos para fazer uma breve oferta do seu dia ao seu Criador, lavar-se, vestir-se e dirigir-se para a capela.
06:25
Oração - Laudes - Missa
Na medida em que a vida do sacerdote é fazer a união entre Deus e os homens, os seminaristas, futuros sacerdotes, devem procurar ardentemente orientar todo o seu ser para Deus. Portanto, o dia começa com meia hora de oração privada, seguida de Laudes, o louvor do Senhor Deus.
07:15
Missa - Acção de Graças
A missa comunitária é cantada nas festas de 2ª classe e nas primeiras sextas-feiras do mês, e solenizada nas festas da 1ª classe. Durante este tempo, os sacerdotes do seminário celebram a sua Missa privada nos diferentes oratórios da casa.
08:00
Pequeno - Almoço
O alimento da alma é seguido do alimento do corpo, que é indispensável para a boa saúde dos seminaristas. “Mens sana in corpore sano” - uma mente saudável num corpo saudável - diz o ditado. A fim de manter a recordação que se segue à Sagrada Comunhão, o pequeno-almoço é tomado em silêncio entre as 8.00 e as 8.30 horas.
08:40 - 12:00
Aulas
As primeiras aulas começam às 8.40 da manhã e duram 45 minutos cada uma. Estão divididos por ciclos: um ano de espiritualidade, um ciclo de dois anos de filosofia seguido de quatro anos de teologia. A formação é densa e diversificada: filosofia, teologia, exegese, liturgia, história da Igreja, direito canónico, latim, grego, etc.
12:15 - 12:30
Hora Sexta
A meio do dia, a comunidade reúne-se de novo para recitar o ofício de Sexta e o Angelus na capela do seminário.
12:30
Almoço
O almoço, como todas as outras refeições, é normalmente tomado em silêncio, excepto aos domingos e dias de festa, e à quarta-feira ao meio-dia. O silêncio dura até ao início da sobremesa, enquanto o leitor da semana realiza o seu ofício, lendo para a comunidade um livro ou artigo escolhido por um professor.
13h00 - 14h00
Recreação
A hora seguinte ao almoço é uma hora de relaxamento durante a qual os seminaristas aproveitam a oportunidade para dar um passeio e conversar, ler, ou jogar matraquilhos ou ténis de mesa.
14:00 - 18:00
Estudo
Depois de uma sesta opcional de meia hora, a tarde é normalmente reservada para estudo pessoal ou algumas aulas. Dependendo do dia da semana e do ano de estudo, os seminaristas vão trabalhar nos seus quartos, para a biblioteca ou fazem um curso de línguas (primeiro o latim, depois o grego e finalmente o hebraico).
Este tempo de estudo é interrompido às 16 horas por um quarto de hora de lanche fraternal.
18:30
Vésperas
Quando o trabalho do dia chega ao fim, às 18 horas, os seminaristas do primeiro ano vão à capela para meditar mais particularmente sobre a vocação sacerdotal. Um momento de silêncio e abandono, cara a cara com Deus em oração. Às 18h30, todos os seminaristas estão de novo reunidos para cantar, em comunhão com toda a Igreja, o ofício das Vésperas. Às quartas-feiras, o canto das Vésperas é substituído pela recitação do terço
19:00
Jantar
Tal como no almoço, o jantar é servido em silêncio, pontuado pela leitura de uma vida de santo
19:30
Recreação
Um novo período recreativo precede, duas vezes por semana, uma conferência espiritual dada quer
por um dos sacerdotes do seminário, quer por um sacerdote em visita a Wigratzbad.
20:10
Completas e o
grande silêncio da noite
Às 20h15 (ou 20h45 nas noites de conferência), todo o seminário se reúne para cantar e rezar a Deus,
para confessar as ofensas do dia e para agradecer mais uma vez todas as graças recebidas. É o ofício
das Completas que marca o fim do dia e o início do grande silêncio da noite. É um último momento
privilegiado para confiar a Deus e a Nossa Senhora, na calma e na escuridão da noite, as intenções
dos nossos corações.
Assim termina o dia do seminarista, com o louvor de Deus, o único Bem Verdadeiro.