A Fraternidade Sacerdotal de São Pedro
“Aquilo que para as gerações anteriores era sagrado, permanece sagrado e grande também para nós”
Carta do santo padre Bento XVI anexa ao moto próprio Summorum Pontificum).
A FRATERNIDADE
A FSSP é uma sociedade de vida apostólica de direito pontifício. Os seus membros são padres católicos, dedicados ao ministério pastoral, e à formação e santificação dos sacerdotes, por meio de uma vida em comunidade, no quadro da forma tradicional do rito romano.
A escolha de São Pedro como padroeiro é muito significativa. Sob o seu patronato, os membros da FSSP professam a fidelidade à liturgia romana tradicional e a comunhão plena com o Sumo pontífice como dois pilares fundamentais na sua fundação.
A HISTÓRIA
Tendo sida erigida canonicamente a 18 de Outubro de 1988, pelo papa São João Paulo II, a sua missão e carácter próprios têm sido confirmados pelos papas sucessivos.
O objetivo principal da Fraternidade é a santificação dos seus membros pelo exercício do ministério sacerdotal, tendo por centro e ponto de referência aquilo que é a razão de ser desse ministério: a celebração do Santo Sacrifício da Missa. A Fraternidade de São Pedro cumpre esta missão utilizando os livros litúrgicos em vigor em 1962, como especificado no seu decreto de ereção em 1988, confirmado por decreto do Papa Francisco datado de 11 de Fevereiro de 2022.
OS MEMBROS
Os membros da Fraternidade são enviados para servir os fiéis em todo o mundo em apostolados, que lhes são confiados pelo bispo local e que estão em conformidade com o seu carisma particular. Hoje, a Fraternidade está presente em quatro continentes. Os padres vivem em pequenas comunidades e trabalham para pregar o Evangelho, cuidando das almas nas paróquias; através da educação dos jovens (colégios, campos de férias e grupos de jovens); e na organização de conferências, cursos de catecismo, retiros, peregrinações, e outras actividades.